Buscar

Ogum é caminho, conquista e direção para a vida


O título deste artigo pode até parecer exagero. Alguns podem pensar que estamos dando uma importância muito grande para um só Orixá. Será mesmo?


Sincretizado com São Jorge, o santo católico, Ogum vai além. Senhor do ferro, da tecnologia e das batalhas da vida, sua irradiação divina pode ser acionada sempre que você sentir necessidade. E se você não tiver à mão uma simples vela (branca, azul escura ou vermelha), sem problema: focalize Ogum em seu pensamento, em suas orações e peça, converse, agradeça. Aproxime-se, não é difícil. Não há um só jeito de se fazer isso, pois o mais importante é a sua intenção.


Ogum também é tido como Orixá da estratégia, aquele que pode nos orientar para os melhores caminhos e escolhas. E quando é relacionado a batalhas não se trata de fazer guerra com ninguém: a própria vida traz desafios grandes a todo momento e é preciso estar preparado para isso.


Preparação para a vida é algo que só se adquire vivendo, quase um paradoxo, não é mesmo? Mas a organização para o que está por vir pode sim ser controlada, prevista. Todos temos que se alimentar, dormir, descansar, trabalhar, estudar e assim por diante, mas se não tivermos um mínimo de ordem nestas atividades nossos caminhos serão mais caóticos no dia a dia.


Plano, organização, previsão, estratégia. Ogum rege tudo isso e muito mais. A força necessária para se manter íntegro e com disposição para tudo que vier a nos atrapalhar no caminho da vida é um exemplo de perseverança que este Orixá nos traz. É como diz a oração:


"(...) Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar."

E se Ogum representa tudo isso, nos resta ter a coragem de elevar uma oração, sempre que possível, para relembrar a nós mesmos que a divina irradiação deste Orixá pode e deve estar sempre próxima de nós.


Uma vida sem Ogum e tudo o que ele representa carecerá de plenitude. Então, junte seus dramas, falhas e dúvidas e coloque tudo num só "pote" imaginário. Clame para que Ogum vibre em seu corpo energético e espiritual as suas mais puras qualidades. Abra os olhos e aceite a batalha. Quando se der conta já estará trilhando seu caminho. Pode ser que o pote nunca esvazie totalmente, mas seu conteúdo estará sempre mudando (e isso é ótimo).


🌿 Ervas: Espada de São Jorge, Eucalipto, Folha de Limão, Folha de Café, Assa Peixe, Capim Cidreira, Carqueja.

🎨 Cor: Azul escuro ou vermelho.

🗣 Saudação: Patakori Ogum; Ogunhê meu Pai.

🕯 Sincretismo: São Jorge

⚔️ Características: Vencedor de demandas, senhor do ferro, da guerra, da agricultura, dos caminhos e da tecnologia.

🛤 Pontos de Força: Caminhos, trilhos, trilhas e estradas.


Foto: Tegan Mierle/Unsplash (Reprodução)

14 visualizações0 comentário